O CURSO
O número crescente de pacientes com obesidade, diabetes tipo 2 ou hipertrigliceridemia no mundo desenvolvido, aumentou a prevalência da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e da esteatohepatite não alcoólica (EHNA), mudando o foco sobre essas doenças. A gordura hepática pode ser identificada no ultrassom como áreas hiperecogênicas em comparação com o tecido hepático normal. Curso ministrado por profissionais que são referências nacionais na área; com foco em atividades práticas hands on em pacientes sanos e patológicos.
Coordenação
Descritivo
Objetivos:
- Aprender sobre a interpretação dos achados ultrassonográficos da gordura hepática em comparação com o tecido hepático normal.
- Interpretar padrões de normalidade e anormalidade com relação a quantidade de gordura, fibrose hepática e inflamação, dentre outros achados que podem afetar o resultado.
- Aprofundar os conceitos relacionados à Esteatose Hepática de modo que interprete os resultados e leve em consideração outros dados clínicos para um diagnóstico preciso.
- Atualizar as diretrizes para o diagnóstico e acompanhamento da Esteatose hepática.
- Explorar outras modalidades de imagem utilizadas no diagnóstico diferencial da Esteatose hepática.
- Conhecer novos softwares para quantificação da gordura hepática.
Indicado para:
Médicos radiologistas ou ultrassonografistas, gastroenterologistas, hepatologistas e infectologistas com interesse em ampliar o conhecimento clinico e por imagem na área da quantificação da gordura hepática.
Pré-requisitos:
Formação em Medicina e CRM ativo.
Metodologia:
Curso com foco no aprendizado por meio da prática intensiva de exames em pacientes triados, sanos e patológicos. Toda atividade prática é supervisionada pelos professores. Aulas teóricas com conteúdo atualizado e tutoriais de exames interativos, com transmissão de imagens em tempo real. Sessões de discussão de casos reais com professores com larga experiência na área de Infectologia, Hepatologia, Elastografia e métodos de imagem.
Conteúdo
Entre os assuntos que serão tratados, estão:
- Introdução à esteatose hepática: definição, epidemiologia e fatores de risco;
- Princípios básicos do ultrassom hepático: configuração correta do equipamento de ultrassom;
- Identificação dos achados ultrassonográficos sugestivos de esteatose hepática;
- Papel do ultrassom no diagnóstico diferencial da esteatose hepática com outras condições hepáticas;
- Discussão das diretrizes atuais para o diagnóstico e acompanhamento da esteatose hepática;
- Quantificação da Gordura Hepática por Ultrassom;
- Elaboração do laudo.