Curso Procedimentos Invasivos Diagnósticos em Medicina Fetal
Carga horária
- 20 horas
O curso
Conheça e pratique a técnica de procedimentos invasivos em medicina fetal ao lado de professores que são referências nacionais no assunto. Curso que alia teoria atualizada e prática intensiva, com o passo a passo da técnica em estações de aprendizagem e supervisão direta dos professores durante as atividades hands-on.
Coordenação
Descritivo
Objetivos:
- Capacitar o médico em conhecimentos teóricos e habilidades práticas necessárias para realizar procedimentos invasivos na medicina fetal de forma segura, eficaz e ética.
- Estudar as particularidades que envolvem o acompanhamento de uma gestação de alto risco, com ênfase na indicação e execução de procedimentos invasivos utilizados em medicina fetal.
- Aprender de forma teórica e prática sobre as diferentes técnicas diagnósticas em medicina fetal, como: amniocentese, biópsia de vilo corial, cordocentese e punções de derrame pericárdico e pleural,segundo as recomendações da ISUOG.
- Acompanhar a execução em pacientes de exames invasivos diagnósticos realizados pelos professores.
- Realizar atividades “hands-on” em modelos/simuladores (phantom), sempre com a presença e a orientação dos professores.
- Avaliar quando e para quem deve ser indicado os exames genéticos como NIPT, Microarray e Exoma fetal.
- Conhecer sobre outras técnicas como a cirurgia fetoscópica intrauterina – Técnica Safer.
Indicado para:
Obstetras, Radiologistas, Ultrassonografistas que atuam na área de medicina fetal, que desejam iniciar sua atuação em procedimentos invasivos diagnósticos.
Pré-requisitos:
Formação em Medicina; residência médica em Ginecologia e Obstetrícia reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e/ou Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).
Metodologia:
Curso com foco no aprendizado por meio da prática intensiva supervisionada pelos professores. Aulas teóricas com conteúdo atualizado e tutoriais de exames interativos, com transmissão de imagens em tempo real.
Conteúdo
Entre os assuntos que serão tratados, estão:
- Uma breve história sobre os procedimentos invasivos diagnósticos.
- Biópsia de Vilo Corial.
- NIPT, cariótipo banda G, ARRAY e EXOMA. O que, quando e para quem?
- Punções de Derrame Pericárdico e Pleural.
- Discussão de casos clínicos.
- Cuidados no assessoramento frente a malformação fetal.
- Punção demonstrativa (vilo corial).
- Cirurgia fetal por fetoscopia: o estado da arte.
- Demonstrativo em pacientes de amniocentese, biópsia vilo corial, cordocentese, derrame pleural e pericárdico.
- Treinamentos em estações com simuladores/phantom de amniocentese, biópsia vilo corial,cordocentese, derrame pleural e pericárdico.
- Estações – Amniocentese, Vilo corial, Cordocentese, derrame pleural e pericárdico.