› Cursos › Curso de Pós-graduação lato sensu em Reprodução Humana Assistida
Cursos 

Pós-graduação em Terapia Sexual

(Diploma reconhecido pelo MEC)

Datas Disponíveis

  • Início: 19/08

Carga horária

  • 384 horas/aula

Inscrições e Informações

O CURSO

Nos últimos anos vem crescendo a preocupação da população geral, com temas relativos à sexualidade humana, tornando, assim, cada vez mais importante que as questões relativas a estes temas sejam abordadas de forma científica sem passionalidade e para tal, faz necessário cursos que capacitem o maior número possível de profissionais que possam atender as demandas da população.

 Parceria entre o CESEX e NEXUS, o curso de pós-graduação em terapia sexual foi criado para atender a demanda por profissionais que saibam lidar com o crescente número de queixas relativas a esta área, profissionais estes que sejam capazes de oferecer um atendimento especializado com uma ampla compreensão das relações e expressão humana da sexualidade e desta forma tornando se agentes transformadores e aptos ao atendimento terapêutico daqueles que se encontrem em sofrimento. É um curso que amplia a prática clínica, e teoria, capacitando os alunos nas habilidades essenciais para o diagnóstico e atendimento das queixas e questões ligadas às disfunções e inadequações sexuais.

Coordenação

Dr. Ricardo Cavalcanti

Currículo

Dra. Sylvia Cavalcanti

Currículo

Professores Convidados

Profª. Especialista Cláudia Meireles

Currículo

Prof. Doutor Gerson Lopes

Currículo

Profª. Doutora Jaqueline Brendler

Currículo

Profª. Especialista Lucia Pesca

Currículo

Prof. Doutor Paulo Cavalcanti

Currículo

Prof. Doutor Sergio Cruz

Currículo

Prof. Doutor Sidney Glina

Currículo

Descritivo

Indicado para:

Profissionais formados nas áreas de psicologia e medicina, que já trabalhem ou que pretendam atuar nos diversos segmentos vinculados a sexualidade humana as queixas sexuais.

 

Pré-requistos:

Diploma de curso superior em Psicologia ou Medicina.

Objetivos:

Desenvolver competências que capacitem os treinandos a orientar, diagnosticar ou promover intervenções terapêuticas, quando necessárias; o curso visa fornecer os conhecimentos específicos na área, enfatizando sempre a perspectiva biopsicossocial, uma visão ampla, profunda e clara sobre a sexualidade humana.    

Transmitir conhecimento sobre sexualidade humana que capacite os participantes a desenvolverem estratégias de ações nas suas respectivas atuações profissionais de forma adequada ao contexto em que esteja inserido.

Promover a capacidade de diagnosticar e tratar as queixas e bloqueios da resposta sexual

Capacitar o manejo farmacológico quando necessário nas disfunções sexuais

Oferecer embasamento teórico necessário e identificação das diversas formas de expressão sexual.

Propiciar e incentivar o conhecimento para que possam identificar e orientar nas questões relativas a diversidades sexuais.

Oportunizar experiências efetivas de atendimentos virtuais com possíveis soluções de resolução ou encaminhamento consciente quando necessário diante das queixas nos campos das disfunções sexuais, sempre respeitando os princípios éticos.

Metodologia

O curso é realizado em módulos onde, uma vez por mês, as aulas acontecem durante um final de semana. Cada módulo é organizado da seguinte forma: aula on-line na sexta-feira à noite e aulas presenciais no sábado e no domingo todo o dia. O curso contará com exposição orais, dinâmicas em grupo, dramatizações, discussão de casos clínicos, exposição de artigos científicos pré-selecionados e apresentação dos TCC.

Em cada módulo, também haverá uma complementação com 10 horas de aulas on-line para as seguintes atividades: esclarecimento de dúvidas, entrega de material, sugestão de bibliografia, orientação de estudos e da elaboração do TCC.

A avaliação é realizada através da presença, trabalhos solicitados por cada professor, apresentação de artigos, atendimentos simulados e do TCC.

Conteúdo

  • Introdução à sexualidade humana, enfocando aspectos Biopsicossociais.
  • Princípios comportamentais.
  • Anatomofisiologia da resposta sexual humana masculina e feminina.
  • Terapia comportamental cognitiva e suas técnicas.
  • Entrevista Diagnóstica: escuta profissional, ambientação e o contrato ético, proposta de entrevista terapêutica (PETE).
  • Ética em sexologia.
  • Disfunções sexuais femininas.
  • Disfunções sexuais masculinas.
  • Metodologia cientifica. Elaboração de TCC.
  • Farmacologia aplicada à sexologia.
  • Seminários Práticos com atendimento a casos Clínicos.
  • Temas atuais em sexologia, apresentação de artigos.
  • Sexualidade de gênero: identidade de gênero, diversidades, respeito e orientação.
  • Apresentação do TCC.

VAMOS CONVERSAR? ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO PARA MAIS INFORMAÇÕES.