› Cursos › Pós-graduação em Ecocardiografia Fetal

Cursos 

Pós-graduação em Ecocardiografia Fetal

Diploma Reconhecido pelo MEC

Carga horária

  • 360 horas

Inscrições e Informações

CURSO

A pós-graduação Lato Sensu em Ecocardiografia Fetal tem caráter teórico-prático, de perfil único na Região Centro-Oeste e proporciona formação e atualização nesta área, visando a melhoria no exercício e desempenho profissional, além de possibilitar o conhecimento de novos protocolos estabelecidos no Brasil e no mundo.

O curso será ministrado por especialistas em Cardiologia e Ecocardiografia de diversas regiões do país, permitindo ao aluno uma interação ampla com vários profissionais altamente qualificados.

Coordenação

Dr. Jorge Yussef Afiune

Currículo

Professores Convidados

Dra. Cláudia Regina Pinheiro de Castro Grau

Currículo

Dra. Manuela Baima Cabral

Currículo

Dra. Márcia Ferreira Alves Barberato

Currículo

Dr. Vitor Coimbra Guerra

Currículo

Descritivo

Objetivo:

Capacitar, qualificar e aprimorar as habilidades e o conhecimento na área de ecocardiografia fetal. Ao final do curso, o médico estará apto a realizar exames diagnósticos em ecocardiografia fetal, fazer o acolhimento inicial sempre aplicando o raciocínio clínico para melhor entendimento dos processos fisiológicos e das patologias gestacionais.

Indicado para:

O curso é dirigido a médicos com conhecimento básico em ultrassonografia ginecológica e obstétrica e médicos que tenham uma formação prévia em pelo menos uma das seguintes áreas: cardiologia pediátrica, obstetrícia, medicina fetal ou ultrassonografia obstétrica.

 

Metodologia

Com diploma reconhecido pelo MEC, o curso terá uma duração de 1 ano, tendo uma carga horária total de 420 horas. O módulo teórico-prático tem uma carga horária total de 340 horas, sendo necessário que o aluno curse todas as disciplinas deste módulo. Além disso, destinam-se 80 horas distribuídas ao longo do curso para confecção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

O nosso projeto tem um novo conceito educacional em relação as demais especializações em Ecocardiografia Fetal, pois se baseia na aplicação de metodologia ativa de aprendizagem, utilizando a problematização para permitir maior rendimento aos estudantes.

Serão utilizadas as seguintes metodologias durante o curso:

  • Aulas teóricas expositivas presenciais e gravadas (“on demand”): as aulas teóricas serão ministradas pelos professores do curso, sendo que os alunos receberão previamente uma minuta com os aspectos mais importantes do assunto para que estejam preparados para a aula.
  • Discussão de artigos científicos (atividade presencial): o aluno deverá preparar a apresentação de um artigo científico previamente selecionado com a orientação de um dos professores do curso.
  • Atividades práticas de realização de exames de ecocardiograma fetal (“hands on” – atividade presencial): os alunos realizarão os exames de ecocardiografia fetal sob a orientação de um dos professores do curso. Após cada exame, o aluno será orientado a realizar o laudo descritivo do exame, também sob orientação dos professores. Ao final do curso, espera-se que cada aluno realize ao menos 50 exames de ecocardiografia fetal.
  • Discussão de casos clínicos editados (atividade presencial): nessa atividade, os professores apresentarão casos clínicos editados que serão discutidos de forma interativa com os alunos.
  • Elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC): cada aluno deverá realizar obrigatoriamente um trabalho de conclusão de curso, que deverá ser realizado na forma de uma monografia. Os alunos receberão a orientação do corpo docente do curso

Conteúdo

O programa teórico que será abordado no curso está dividido em 2 módulos principais. O 1º módulo se destina a abordar os aspectos básicos do desenvolvimento cardiovascular fetal e pós-natal, as bases ecocardiografia fetal além de abordar os principais princípios da metodologia científica médica.

O 2º módulo abordará de forma sequencial as principais cardiopatias (congênitas e adquiridas) que se apresentam na vida fetal e neonatal, com ênfase principal no diagnóstico ecocardiográfico dessas patologias e no aconselhamento terapêutico mais adequado para cada uma das situações.

 Entre os assuntos que serão tratados, estão:

  • Epidemiologia, genética e classificação das cardiopatias congênitas.
  • Unidade feto-placentária, circulação fetal e neonatal.
  • Anomalias cono-truncais principais: Tetralogia de Fallot, atresia pulmonar com CIV e tronco arterial comum.
  • Cardiopatias congênitas críticas: Síndrome de hipoplasia do coração direito (atresia pulmonar), síndrome de hipoplasia do coração esquerdo e transposição das grandes artérias.

ENVIE O FORMULÁRIO PARA RECEBER O CONTEÚDO COMPLETO DO CURSO

Receba mais Informações sobre o Curso

Se interessou pelo curso? Quer detalhes como valores ou opções de acomodação em Brasília? Deixe que nossa equipe entre em contato com você com as informações que você necessita.